_"Nossa, você viu que Fulano passou no concurso?"
_"Eu vi! Como será que conseguiu?!"
_"Ah, com certeza 'teve QI' né..."
É provável que você já tenha presenciado um diálogo parecido com esse, seja com a conotação pejorativa de quem acha que só se passa em concursos através de "peixada", ou seja, de alguém "Que Indica", seja com a conotação pessimista de quem acha que só passa em concursos quem nasce abençoado com uma inteligência acima da média, ou seja, "tem um QI alto".
Trocadilhos à parte, nosso método "TEVE QI" foi desenvolvido com base na Pirâmide da Aprendizagem, de William Glasser, que esquematiza a capacidade de absorção de conteúdos pelo cérebro humano de acordo com a atividade educacional realizada.
Sabendo disso, a estratégia foi estruturar nossos cursos em uma sequência lógica que vai sedimentando o conhecimento aos poucos na mente do aluno, sobrepondo atividades educacionais diferentes em um mesmo tópico e ajudando a levá-lo de um ponto a outro dentro da matéria. Confira como isso funciona na prática:
Teoria: todo conteúdo inicia pela leitura de um capítulo teórico selecionado das apostilas do Progressão Educação e que funciona como primeiro contato com o tema antes da aula - o conceito de Sala de Aula Invertida, que introduz o aluno ao que será discutido e prepara seu cérebro para absorver melhor a atividade seguinte, já que pelo menos 10% do que foi lido será armazenado;
Videoaula: na sequência o aluno dá play em uma pequena série de videoaulas divididas em pequenos tópicos de acordo com o edital, assim, ouvindo e observando o seu professor expor o conteúdo lido na etapa anterior de maneira didática, e, podendo pausar ou voltar o vídeo quantas vezes quiser, ele consegue alcançar 50% de retenção do que está sendo ensinado. Essa porcentagem ainda tende a aumentar se o aluno utilizar do recurso "anotações" disponível ao lado de cada videoaula, onde pode reunir pequenas observações ao longo da aula que o ajudarão a fazer seus resumos;
Exercícios: avançando na trilha de aprendizagem, chega a hora de praticar o que foi aprendido de forma passiva até então. Por meio de exercícios que são divididos em dois níveis, fixação e aprofundamento, o aluno consegue começar a assimilar o conteúdo de maneira mais sólida, evoluindo a complexidade à medida que vai avançando nas atividades. Ao entregar os exercícios, a plataforma retorna automaticamente com o gabarito e os comentários por escrito ou em vídeo das questões-chave para o entendimento do tópico, possibilitando ao aluno fazer uma correção ativa e entender não só como acertar, mas principalmente como não errar;
Questões da Banca: esta etapa consiste numa intensa prática de questões de provas anteriores do concurso ou similares que cobram especificamente o tópico estudado. A ideia aqui é entender e se familiarizar com a maneira como a banca vai cobrar o conteúdo que foi assimilado até então, por isso, o aluno consegue reter até 80% do conteúdo fazendo o que aprendeu nas etapas anteriores dentro do contexto de sua prova;
Interação: uma das etapas mais importantes do Método TEVE QI, a fase de interação consegue não só elevar o nível de absorção do conteúdo a 95% como também exerce função extremamente importante no aspecto psicológico do aluno, pois o põe em contato com uma comunidade de pessoas com os mesmos objetivos, metas e experiências cotidianas, diminuindo o risco de desmotivação por se sentir sozinho na jornada. A cada tópico estudado o aluno Prog Online conclui sua trilha participando de um Fórum Interativo onde é convidado a compartilhar seus resumos, ideias ou até mesmo ajudar outros alunos que tenham pedido apoio. Além disso, o aluno Prog Online pode ainda acessar qualquer uma das Salas de Estudo virtuais e falar por áudio, vídeo ou chat de mensagens em tempo real com seus colegas, compartilhando seu aprendizado e socializando em um ambiente saudável de pessoas que fortalece a experiência de preparação.